Cursos – Iniciativa Privada

Gestão Estratégica de Custos

– Objetivo:

Planejar e controlar custos é uma necessidade em todas as organizações. E para se conseguir realizar uma gestão eficaz dos custos, o gestor precisa conhecer de que forma os custos ocorrem e afetam a organização, quais suas principais causas e que possibilidades de melhoria existem. Com este curso, pretende-se mostrar como pré-determinar os custos, de forma que se consiga planejar limites para estes custos e, posteriormente, quando da execução das atividades da empresa ter um controle eficaz sobre os mesmos. De forma que, se consiga visualizar as distorções que ocorrem nas metas de custos com os valores reais incorridos pelos mesmos.

PÚBLICO-ALVO

Gestores e profissionais com interesse em conhecer a temática de custos aplicados em termos de estratégias e seu gerenciamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• O que é uma gestão estratégica de custos
• Sistemas de custos: conceitos e estrutura
• Sistema de pré-determinação de custos: custo meta e padrão
• Métodos de custeio: absorção, direto, variável e ABC
• A gestão econômica aplicada as corporações: o uso do custo de oportunidade e a análise das decisões de comprar x fazer (custos de terceirização) – a eficiência e eficácia econômica nas empresas
• Controle e redução de custos: técnicas para controlar e reduzir custos de processos e atividades (o uso da modularidade, Total Cost Ownership – TCO, Activity Based Management – ABM, análise do Core Competences, dentre outros)

CARGA HORÁRIA

8 presenciais, 2 não presenciais.

PROFESSOR

Cézar Volnei Mauss
-Autor do livro Gestão de Custos Aplicada ao Setor Público, publicado pela Atlas;
-Autor do Capítulo do Livro: XBRL in public administration as a way to evince and scale the use of information, inserido no livro: Innovations and Advanced Techniques in Computers and Information Sciences and Engineering, publicado na Holanda;
– Mestre em Contabilidade e Controladoria e Especialista em Gestão Pública;
-Professor da ULBRA
– Contador dos Municípios de: Carazinho em 2000; Coqueiros do Sul/RS de 2001 a 2009; Chapada e Pontão desde 2009.
-Responsável por escritório contábil.
-Pesquisador da Ulbra com publicações realizadas no Congresso Brasileiro de Custos, SEGET, ENAMPAD, entre outros, inclusive com publicações nos EUA e Venezuela.

Fale conosco para saber mais