Compartilhe

Notícias

Publicado em: 23 de janeiro de 2017

Categorias: noticias

TCE/RS divulga noticia de sua ouvidoria, resultado da aplicação da GESTÃO PÚBLICA NA ERA DIGITAL - TRANSPARÊNCIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Ouvidoria do TCE-RS recebeu 7,6 mil denúncias
Data de Publicação: 11/01/2017 10:29
A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu 7.685 denúncias durante o ano de 2016. A maioria das denúncias trata de temas ligados à área de pessoal (40%), problemas em licitações (10%) e em concursos públicos (9%). O canal de comunicação mais utilizado foi a página da Ouvidoria no site do TCE-RS (96%), seguido por telefone não tarifado (1,4%) e atendimento presencial (1,4%).
No mesmo período do ano passado, foram registrados 8.017 encaminhamentos. De acordo com o coordenador da Ouvidoria, Airton Rehbein, a redução de 4% é motivada por uma análise mais criteriosa das demandas a serem examinadas pela Instituição. “Algumas demandas chegam com informações insuficientes para fundamentar as ações de fiscalização. Nesses casos, solicitamos aos denunciantes que ofereçam informações com o maior número de subsídios sobre os possíveis atos de irregularidades. O potencial de uma denúncia está diretamente relacionado à qualidade e à precisão das informações fornecidas”.
O Ouvidor do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, destaca que 79% dos Legislativos e 73% dos Executivos não possuem Ouvidorias próprias. “Devido à ausência de canais de comunicação diretos com as administrações municipais, a população opta por recorrer diretamente à Ouvidoria do TCE-RS”, disse. Os dados fazem parte do Diagnóstico das Ouvidorias Públicas no Rio Grande do Sul, lançado recentemente. A integra da pesquisa pode ser acessada clicando aqui.
A Ouvidoria pode ser acionada no Portal da instituição neste link, pelo telefone 0800-541 98 00, através do e-mail ouvidoria@tce.rs.gov.br, e na sede, localizada na Rua Sete de Setembro, 388, no Centro Histórico de Porto Alegre. Não é necessário identificar-se.