Compartilhe

Notícias

Publicado em: 19 de outubro de 2018

Categorias: noticias

Tribunal de Contas e Conselho Regional de Contabilidade realizam curso em POA com Cezar Mauss

Data de Publicação: 18/10/2018 16:53

Foto NoticiaO curso “Desafios Contábeis para 2018: Inconsistência no uso do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) em 2017 e a Interferência na Qualidade da Informação” ocorreu nesta quinta-feira (18), no auditório Romildo Bolzan, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em Porto Alegre. O evento é uma parceria do TCE-RS com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS) e conclui um ciclo de atividades realizadas neste ano nas nove cidades com Serviços Regionais de Auditoria do Tribunal de Contas, com o objetivo de qualificar profissionais da área.
O diretor de controle e fiscalização do TCE-RS, Claudio Koskodan, ressaltou a importância da parceria das instituições para o aperfeiçoamento contínuo da contabilidade pública, especialmente após as mudanças ocorridas nas últimas duas décadas. “Exigências legais contribuíram para essas mudanças, com o intuito do aprimoramento da gestão pública e da qualidade da informação contábil, com a finalidade primordial de atender todos seus usuários”, lembrou.

A programação da manhã contou com palestras do auditor público externo do TCE-RS, coordenador do Serviço de Acompanhamento de Gestão, Daniel Reus da Silva, e do integrante da comissão de estudos em contabilidade aplicada ao setor público, do CRC, Cézar Mauss.

As atividades abordaram temas como ementário da receita, exigências do Diário, ativo/passivo financeiro, erros e deficiências nas Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público  entregues ao TCE em 2017, matriz de saldos contábeis, custos, notas explicativas e revisão geral. Cerca de 140 profissionais, estudantes e servidores públicos participaram do curso.

Edições anteriores

Durante todo o ano, a qualificação foi ofertada nas nove regionais do TCE. A primeira edição aconteceu em julho, em Erechim. Outras quatro cursos ocorreram em agosto, em Passo Fundo, Frederico Westphalen, Santana do Livramento e Santo Ângelo. Em setembro, foi a vez de Caxias do Sul, Santa Maria e Santa Cruz do Sul e, em outubro, ocorreu em Pelotas. O curso acontece desde 2015 e, somente neste ano, já capacitou mais de 880 pessoas.

As atividades destinam-se aos profissionais da contabilidade, em especial da área pública, estudantes de Ciências Contábeis, servidores públicos e sociedade em geral.


Audiodescrição: A imagem é uma fotografia do auditório Romildo Bolzan. Na imagem, em primeiro plano, está  parte do público, todos estão sentados e virados para o palco que aparece ao fundo da imagem. Em pé, segurando um microfone, na frente do palco, está um dos palestrantes do evento. Na parede de fundo está um telão que é utilizado pelo palestrante (fim da descrição).

Fonte: Assessoria de imprensa do TCE