Compartilhe

Notícias

Publicado em: 30 de novembro de 2018

Categorias: noticias

Cezar Mauss palestra no 2º encontro de controladorias públicas em Esteio

20181123 DjalmaCorreaPacheco EncontroControladorias abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco e Jean Monteiro

Esteio sediou nesta sexta-feira (23) o 2º Encontro Estadual de Controladorias e Controles Internos. O evento, organizado pela Controladoria-Geral da Prefeitura de Esteio, foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a inscrição de mais de 100 pessoas de 26 municípios do Rio Grande do Sul. Durante todo o dia, temas como controle interno, governança, controle da dados, auditoria de gestão e ouvidorias, entre outros, foram explanados por especialistas nos temas.

Na abertura do Encontro, o prefeito Leonardo Pascoal falou da importância da realização do evento. “Momentos como este são importantes e necessários para que a gente possa promover, valorizar e disseminar a cultura do controle, em suas várias formas. No momento que a gente vive uma grave crise fiscal, que atinge a todos os entes da federação - municípios, estados e união-, cada vez mais as entidades de controle ganham força. Torna-se um imperativo em qualquer gestão que queria obter resultados satisfatórios, que queria se apresentar como uma gestão séria, proba e eficiente”, afirmou. Pascoal afirmou que, além do interno e externo, o controle social que é igualmente importante para que a administração pública possa qualificar a nossa prestação de serviços.

O prefeito esteiense destacou, ainda, que o evento é uma ótima oportunidade para a troca de experiências. “A gente precisa fazer com que as boas práticas sejam disseminadas, pois, talvez outro município ou outro órgão que esteja sofrendo com um problema que enfrentamos em algum momento, possa, com nossa experiência, sofrer menos ou passar por essa situação com mais velocidade”, exemplificou. Pascoal também elogiou toda a equipe da Secretaria Municipal da Fazenda, pasta a qual a Controladoria-Geral é vinculada, que trabalharam na organização do evento.

Em sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo, lembrou que o papel das controladorias não é somente o de apontar desvios. “Ela pode, sim, desde a construção do termo de referência ou do projeto de execução orientar melhor, para que lá no final, na execução do contrato, a gente evite que aconteça algum tipo de problema”, afirmou.

A controladora-geral de Esteio, Ângela Maria Vieira, afirmou que o Encontro é o principal momento da Controladoria-Geral de Esteio, criada em novembro de 2017. Ângela também afirmou que a controladoria vai além de apontamentos futuros. “Precisamos construir um trabalho de orientação, com a confiabilidade de nossos gestores”, disse.

Depois das falas, começaram as palestras, inciadas pelo prefeito Leonardo Pascoal, que falou sobre governança e gestão a serviço da sociedade. Em seguida, os demais palestrantes foram chamados ao palco para palestrar sobre importantes temas.

Para o público, a atividade é uma forma de aprender a desenvolver uma melhor gestão em suas cidades. O Município de Caxias do Sul, na Serra aúcha, teve sua representante para acompanhar o evento. Salete Graziottin, membro do Controle Interno caxiense, aprovou a série de palestras do Seminário. “É uma oportunidade de conhecer a realidade do serviço em outros municípios e buscar ideias que possam ser aplicadas a nossa realidade. As ideias passadas aqui também ajudam a entender a melhor forma de integrar todos os órgãos públicos da cidade, para que possamos ter uma comunicação melhor e mais direta”, disse.

A Controladoria de Esteio foi implementada no final do ano passado e serve para supervisionar as ações do Município e do Administrador Público, visando uma maior transparência quanto as aplicações dos serviços públicos.
Palestras realizadas
Leonardo Pascoal - Prefeito de Esteio 
Tema: Governança e gestão a serviço da sociedade

Sandro Trescastro Bergue - Diretor da Escola do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS)
Tema: Governo Aberto e Controladoria

Valtuir Pereira Nunes - Assessor da Presidência do TCE-RS
Tema: Dados abertos e sua relação com o Controle Social: o case do TCE-RS

Marcos Gerhardt Lindenmaye - Ouvidor-Geral da União
Tema: Governança e Ouvidoria de Dados

Cézar Volnei Mauss - Coordenador da Comissão de Estudos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público - (CRC/RS)
Tema: A Gestão de Custos como ferramenta de Controladoria na Gestão Pública

Guilherme Yatoya de Souza - Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União
Tema: Auditoria de Gestão e Risco

Palestrante: Mari Mantelli - Assessora da Controladoria Geral do Município de Canoas
Tema: Controle Interno Municipal