Compartilhe

Notícias

Publicado em: 9 de fevereiro de 2024

Categorias: noticias

Palestra sobre custos aplicado ao setor público de Cezar Mauss em São Paulo no Convecon, evento promovido pelo CRC/SP, onde houve o debate sobre a Governança Pública com o ministro do TCU Augusto Nardes.

A palestra tratou resultados patricos atingidos em entidades públicas que possuem um sistema de gestão de custos implementado e em funcionamento, apresentando modelos de relatórios de custos, como podem ser analisados e pensados para uma boa governança e tomada de decisão.

"A informação de custos é muito importante para a gestão governamental e está diretamente alinhada para um bom sistema de governança pública e para uma boa prestação de contas à sociedade", disse Mauss.

"O importante que as gestões públicas tenham governança", disse Nardes. "A população exige planejamento estratégico e governança dos governos porque isso significa monitoramento. O povo quer saber para onde vai o dinheiro dos impostos", encerrou Nardes.

Os palestrantes demonstraram também como prefeitos podem usar a informação de custos para fundamentar ou justificar projetos de lei junto ao poder legislativo, e estabelecer, tecnicamente, valores de preços, taxas e tarifas públicas. Valores esses, que em entidades sem uma gestão de custos, são estabelecidos sem base técnica e de forma totalmente arbitrária.